Castedo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Castedo

Forum da aldeia do Castedo - Torre de Moncorvo
 
InícioInício  Portal*Portal*  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O RIBEIRO GRANDE

Ir para baixo 
+11
Ventura Moreira
ForumCreator
tiago morais
m anuel cabral
G correia
ana pedra
José dos Santos Gonçalves
Valdemar M. Gonçalves
Macorreia
aldina
Ana
15 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6928
Data de inscrição : 07/05/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQui 04 Set 2008, 15:14

O Ribeiro grande, já foi aqui neste forum tantas vezes referenciado.
Em tempos idos e pelo que me tem sido dar a conhecer, era mesmo "Grande"
Aqueles que são mais avançados na idade, certamente se recordam do Ribeiro Grande de forma diferente daquilo que se recordam os mais novos.
O Ribeiro que fazia mover os Moinhos, do qual os meus primos e o meu irmão se recordam com tanta saudade.... As brincadeiras que eles tinham na caldeirinha e no caldeirão, onde refrescavam o corpo nos dias mais quentes, lugares estes tambem já falados noutros temas.
Um dia ainda vou visitar esse ribeiro Grande.... pelo menos assim o espero...
Visitar o que ainda resta do moinho do Zé Bernardino....
Tantas lembranças que a minha mãe tem desse lugar.... umas boas outras más
Hoje vou tentar mostrar um pouco do Ribeiro Grande..... ou daquilo que ele é hoje.


O RIBEIRO GRANDE Aviao_25
MOINHO DO ZÉ BERNARDINO (o que resta da fachada)

O RIBEIRO GRANDE Aviao_26

O RIBEIRO GRANDE Aviao_27
VISTA DAS MÓS (que ainda se encontram no local)

O RIBEIRO GRANDE Aviao_28
VISTA INFERIOR DO MOINHO (por onde saía a água)

VISTA DA OLA DO MOINHO (onde caía a água vinda do rodízio)


OLA DO CALDEIRÂO (buraco circular com cerca de 6m de diametro e fundo)

O RIBEIRO GRANDE Aviao_29
PARTE SUPERIOR DA OLA DO CALDEIRÃO (queda de água)

QUEDAO RIBEIRO GRANDE Aviao_31
O RIBEIRO GRANDE Aviao_32

O RIBEIRO GRANDE Aviao_33

O RIBEIRO GRANDE Aviao_34

O RIBEIRO GRANDE Aviao_35



DE ÁGUA POR CIMA DO CALDEIRÂO

IDEM... Outro plano

OLA DO ESTUDANTE

OLA DO ESTUDANTE (outro plano)

Agradeço ao Luis Esteves ter tido a amabilidade de disponibilizar estas fotos, para que possam ser vistas por todos neste cantinho...
O meu muito obrigada


Última edição por Ana em Ter 13 Jan 2009, 16:07, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
aldina
Castedense Participativo
Castedense Participativo



Número de Mensagens : 67
Idade : 75
Localização : paris
Pontos : 6200
Data de inscrição : 31/05/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeSeg 15 Set 2008, 06:57

Entao Luis
A agua do ribeiro grande no verao deve estar a boa temperatura para um bom banho e com o calor devia apetecer .
mas a paisagem ao pé do ribeiro é mais selvagem que antigamente quando era tudo cultivado.
um grande abraço .Aldina
Ir para o topo Ir para baixo
http://paroles.net
Macorreia
Sub-Moderador
Sub-Moderador
Macorreia


Número de Mensagens : 948
Idade : 89
Localização : www.sapo.pt
Pontos : 6862
Data de inscrição : 19/07/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeTer 16 Set 2008, 14:58

Hoje o Fórum me surpreendeu muito agradavelmente com as belas reportagens fotográficas que a Ana aqui inseriu, ao que parece quadjuvada com a preciosa colaboração do Luis Esteves, pelos vistos o autor das fotos e que mais parecem de um profissional.

Os meus parabéns a ambos e que a parceria se mantenha, já que da mesma resultam tão saborosos frutos.

Macorreia
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sapo.pt
Valdemar M. Gonçalves
Castedense Activo
Castedense Activo
Valdemar M. Gonçalves


Número de Mensagens : 566
Idade : 70
Localização : Porto
Pontos : 6437
Data de inscrição : 02/02/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeTer 16 Set 2008, 18:06

EIS O QUE RESTA DO MOINHO DO AVÔ.

PARABÉNS,,,,,,,,,LUIS ESTEVES,,,,PELAS FOTOGRAFIAS......

OBRIGADO ,,,ANA MARIA,,,,PELA INSERÇÃO DAS MESMAS AQUI NO FÓRUM.

PASSEI MUITOS DIAS DENTRO DESSAS PAREDES , COM OS AVÓS, JÁ DEPOIS DA CHEIA QUE NELAS VEM ASSINALADA, EM 1-9-1944.

OLHO PARA ELAS E RECORDO, COM ALGUMA NOSTALGIA, OS DIAS EM QUE ÍA PARA LÁ COM O AVÔ, ( JOSÉ BERNARDINO), QUANDO O MOINHO JÁ NÃO TRABALHAVA, MAS ELE CONTINUAVA A CULTIVAR AS HORTAS À VOLTA DO MESMO.
AÍ TRABALHAVA ELE , COM OS FILHOS, GENROS E NORAS , QUE O ACOMPANHAVAM NESSA LABUTA.

VEJO O RIBEIRO GRANDE, AGORA MAIS PEQUENO, COM AS OLAS DO CALDEIRÃO E DO ESTUDANTE.......
FALTA A CALDEIRINHA,,,,,, TAMBÉM MUITO BONITA.
POR ALI , ( PELAS POLDRAS DO RIBEIRO GRANDE),PASSAVAM AS PESSOAS E ANIMAIS QUE SE DIRIGIAM, AO SEIXO, VALTORNO, MOURÃO, VILA FLÔR, ETC.

NUNCA ESQUECEREI AQUELE RODÍZIO DO MOINHO QUE NUMA CHEIA, POR VOLTA DE 1959, TALVEZ,( eu nunca fui muito bom em datas), FOI PARAR À FOZ DO SABOR.
O MEU PAI, ESTAVA LÁ E RECONHECEU-O POR CAUSA DE UMA MARCA QUE TINHA FEITO NELE.
IMEDIATAMENTE , PENSOU NO PIOR:
EU , DEVIA TER IDO COM O AVÔ E, COMO SEMPRE FAZIA , QUANDO COMEÇAVA A CHOVER , ELE DEITAVA-SE À ESPERA QUE A CHUVA PASSASSE.
ORA , A CHUVA FOI TANTA E A ENXURRADA TAMANHA, QUE DEVE TER DESTRUÍDO O MOÍNHO, CONOSCO LÁ DENTRO, LEVANDO O RODÍZIO PARA A FOZ DO SABOR.
METEU -SE NO CARRO E ARRANCOU PARA O CASTEDO.
FELIZMENTE , ENGANOU-SE.
COMO ERA DOMINGO, O AVÔ DECIDIU IR PRIMEIRO À MISSA E , SÓ DEPOIS DESTA , PARA O MOÍNHO. FELIZMENTE FOI QUANDO COMEÇOU A CHOVER E ACABÁMOS POR NÃO IR.

PELA 1ª VEZ NA MINHA VIDA, VI O MEU PAI CHORAR, ( DE ALEGRIA), AGARRADO A MIM, QUANDO CHEGOU E ME VIU A JOGAR AO PIÃO, NA CAPELA.

ESTA E OUTRAS HISTÓRIAS , INCULCAM EM MIM, UMA GRANDE VONTADE DE UM DIA, VOLTAR AO MOINHO, OU. ÀQUILO QUE DELE RESTA, MESMO COM TODA AQUELA PAISAGEM INÓSPITA ( E SELVAGEM, COMO DIZ A ALDINA), QUE AGORA O RODEIA.
SAUDADE , LIRISMO ,LOUCURA ...?'??
TALVEZ UM POUCO DE CADA , SEI LÁ....................
TODOS NÓS TEMOS , NÃO É VERDADE ?

AQUELE ABRAÇO

V.G.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vgassociados.com
José dos Santos Gonçalves
Moderador
Moderador
José dos Santos Gonçalves


Número de Mensagens : 3392
Idade : 88
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Pontos : 8280
Data de inscrição : 15/05/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQua 17 Set 2008, 05:49

Valdemar

O texto acima, que o amigo escreveu, não com a mente, e sim com o coração, ressuma o mais puro e sadio lirismo. Ele me revelou que debaixo dessa capa de GRANDE GOZADOR e sob a toga do ADVOGADO DE SUCESSO, pulsa um coração sensível, uma alma de poeta... o que para muitos certamente já não será novidade.
Parabéns!
ZG
Ir para o topo Ir para baixo
http://globo.com
Valdemar M. Gonçalves
Castedense Activo
Castedense Activo
Valdemar M. Gonçalves


Número de Mensagens : 566
Idade : 70
Localização : Porto
Pontos : 6437
Data de inscrição : 02/02/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQui 18 Set 2008, 06:14

MEU CARO JOSÉ GONÇALVES

PENSEI QUE ME CONHECIA UM POUCO MELHOR,,,,,,,
PRINCIPALMENTE NA FACETA LÍRICA QUE EXISTE , É UM FACTO, MAS QUE NÃO COSTUMO TRANSMITIR....
UM DIA EM QUE TENHA TEMPO E DISPOSIÇÃO,, TALVEZ LHE MANDE ALGUNS TEXTOS E POESIAS ,,,FEITOS EM HORAS DE ÓCIO....

MAS,,,É BOM QUE NOS VAMOS CONHECENDO AOS POUCOS,,,,,,,,,

PRINCIPALMENTE VOCÊ ,,, QUE , TALVEZ SEM QUERER, FOI O MEU PRIMEIRO " MODELO A SEGUIR" , QUANDO CELEBROU A 1ª MISSA NOVA , JÁ COMENTADA , ALGURES NESTE FÓRUM.
EU DEVIA TER NESSA DATA 5 OU 6 ANOS, TALVEZ......
RECORDO PERFEITAMENTE A SUA IMAGEM, QUE ME FICOU PARA TODA A VIDA , " FARDADO" COM AS VESTES SACERDOTAIS, NO FIM DA MISSA ,DE MÃOS ABERTAS , E PERFUMADAS, QUE TODO O POVO PRESENTE BEIJOU.
EU , LÁ FUI UM DELES, ENTÃO ENCANTADO COM TODO ESSE APARATO E MAIS AINDA COM O SERMÃO QUE FEZ , NUMA LINGUAGEM CLARA, ACESSIVEL E NÃO HABITUAL, DE QUE TODAS AS PESSOAS GOSTARAM.
A PARTIR DESSE DIA, DISSE A TODA A GENTE , QUE QUERIA SER PADRE , COMO O PRIMO ZÉ.
E FOI UMA DECISÃO INABALÁVEL, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS , MESMO CONTRA SI, QUE NÃO SE MOSTRAVA MUITO FAVORÁVEL AO MEU PRETENSO SACERDÓCIO.
DA ESCOLA PRIMÁRIA, SEGUI PARA OS SEMINÁRIOS DE VINHAIS E BRAGANÇA, DONDE ACABEI POR SAIR, AOS 15 ANOS , QUANDO COMEÇOU A FASE DA PUBERDADE E DESCOBRI QUE AFINAL , AQUELA PROFISSÃO IMPLICAVA UMA ATITUDE , CHAMADA CELIBATO, QUE NUNCA CONDISSE NADA COMIGO.
FOI QUANDO VERIFIQUEI E COMPROVEI QUE AS COMPONENTES DO SEXO OPOSTO, NÃO ERAM PRÓPRIAMENTE " OBRAS DO DEMÓNIO E OBJECTOS DE PECADO", COMO NOS TENTAVAM CONVENCER OS DIRECTORES ESPÍRITUAIS,MAS SIM, AS MAIS DELICIOSAS OBRAS PRIMAS QUE NOS DELICIAM COM A SUA PRESENÇA,,,,,, E NÃO SÓ,CLARO.
PENSO QUE NESSA DATA ( 1969, TALVEZ), JÁ VOCÊ TINHA RENUNCIADO E IDO PARA O BRASIL.
A PROPÓSITO:
VOU PARA AÍ NO PRÓXIMO DIA 29, DIRECTO A NATAL.
DEVO PASSAR EM PARATY E , TALVEZ, NO RIO Jº , NO DIA 5 OU 6 DE OUTUBRO.
ESTÁ POR AÍ COM DISPONIBILIDADE PARA IRMOS TOMAR UMA CAIPIRINHA ?
MANDE-ME OS SEUS CONTACTOS TELEFÓNICOS PARA LHE TELEFONAR , QUANDO TIVER A CERTEZA DO DIA EM QUE VOU PASSAR PELO RIO Jº E DO HOTEL ONDE VOU FICAR.
AQUELE ABRAÇO
V.G.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vgassociados.com
ana pedra
Castedense Activo
Castedense Activo
ana pedra


Número de Mensagens : 336
Idade : 70
Localização : ALMADA
Pontos : 6055
Data de inscrição : 17/02/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQui 18 Set 2008, 12:38

Lindas fotos
Acho que não conheço ,mas como está prometido o passeio ....se puder vou também.
Eu ainda sou do tempo,,,, em que havia lampreias no ribeiro grande e recordo que o meu avô Adelino Cabral lá pescou uma ,com um garfo de pé comprido ,que tinha comprado na feira de Vila flor e que era a ultima moda (o garfo,claro).
Recordo-me também de ir com o meu pai colocar molhos de linhaça (?) no ribeiro para ficarem dentro de água, não sei quanto tempo, para depois bater, amassar, ripar e mais não sei o quê ,para depois fazer o linho.
As cheias que o Valdemar fala ,devem ter sido aquelas em que morreu o marido da ti América .
Segundo parece ele estava lá para os lado do folhado quando foi surpreendido pela chuva e quando quis regressar, já não se podia passar nos palameiros, mesmo assim tentou ,escorregou ...e lá foi levado pela agua .
Foi encontrado já de noite agarrado a um salgueiro, na poça onde costumávamos ir lavar roupa.
Recordo também o barulho ensurdecedor que se ouvia no Castedo e que muita gente foi para ao pé da escola ver a agua a correr no ribeiro. Garanto-vos que foi um espectáculo.... que nunca mais esqueci.
Recordo também ,uma vez que fui com a minha mãe e a minha madrinha , à feira de Vila Flor.(A minha madrinha era a ti Maria Xaviela)
A minha mãe tocava um burrico já velhote e a minha madrinha uma burra a começar o cio .
Combinaram que o burro ia na frente e que assim não haveria problemas.....
descemos a encosta e quando estávamos quase a chegar ao ribeiro grande,não sei o que aconteceu ...o burro cheirou a burra e foi a desgraça total ....ninguém segurava os animais uma puxa para aqui ....outra puxa para ali as rédeas partem-se e lá vão eles à deriva por aqueles montes.
Se alguma coisa aconteceu entre eles não sei ,mas foram necessárias várias horas e uma grande canseira para os apanhar e claro .... desistimos de ir à feira.
Estão a ver o que as fotografias podem fazer?

Valdemar
Tenho que reconhecer ,aqui e agora que és muito inteligente!!!!!!
Com 5/6 anos ficaste encantado com o sermão !!!!! e eu com a mesma idade apenas recordo, a varanda com as mesas enfeitadas e o ZG ser muito bonito.
Alice

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com
José dos Santos Gonçalves
Moderador
Moderador
José dos Santos Gonçalves


Número de Mensagens : 3392
Idade : 88
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Pontos : 8280
Data de inscrição : 15/05/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQui 18 Set 2008, 14:16

Nova versão


Última edição por José dos Santos Gonçalves em Qui 18 Set 2008, 17:27, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://globo.com
José dos Santos Gonçalves
Moderador
Moderador
José dos Santos Gonçalves


Número de Mensagens : 3392
Idade : 88
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Pontos : 8280
Data de inscrição : 15/05/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQui 18 Set 2008, 17:23

Amigos Alice e Valdemar

Em primeiro lugar quero agradecer o piropo de Dona Alice.
Não vou dizer, por falsa modéstia, que não merecia o elogio, pois eu bem sei que, no frescor de meus 23 para 24 anos, era, de fato, um PIMPÃO.

Confesso que desconhecia esse lado lírico e essa veia poética do primo Valdemar.
Mas declaro aqui pública e solenemente que adoraria receber essa produção poética que ele guarda tão ciosamente e que, sem espírito de avareza, deveria dar ao desfrute dos companheiros forenses no CANTINHO DOS POETAS, lugar que lhes é devido por direito.

Somente através do Fórum vim a saber que o Valdemar, assaltado de arroubos místicos, espelhando-se em mim, resolveu enfrentar todas as resistências, inclusive a minha, como ele afirma, certamente porque eu já balançava na minha avaliação vocacional, decidindo-se a enveredar pelas estreitas veredas da vida seminarística rumo ao saverdócio.
E ainda bem que ambos, Bernardinos de CEPA, dando ao sexo oposto o valor que ele merece, reconhecemos ser bem melhor realizarmo-nos como bons chefes de família, do que persistir no caminho de um sacerdócio castrador de anseios íntimos de realização pessoal, exposto a todas as solicitações, para não dizer tentações, que a vida moderna oferece m cada esquina e em cada momento do dia-a-dia.

Não moro mais na Rua Visconde de Duprat, no Centro, onde morei 28 anos.
Mudei-me para Usina, na Tijuca, coladinho com a mata, perto daquele hotel no meio da Floresta da Tijuca, debruçada para a Barra, onde te hospedaste com teu sócio, na segunda vez que aqui nos encontramos.
Meu novo endereço é RUA CONDE DE BONFIM, 1349, Bloco B, apartamento 205. O Telefone fixo é 2288-0676, e o prefixo do Rio de Janeiro é o 21. Já o número de meu telemóvel é 8887-5875, com o mesmo prefixo 21 do Rio de Janeiro.
Este apartamento tem o dobro da extensão do anterior, possui 3 quartos e, se vieres sozinho, terei o máximo prazer de te hospedar na minha casa, dando-te um atendimento mais condigno do que o pude fazer naquela primeira oportunidade. Embora acredite que não te tenha faltado o nosso carinho e atenção. Além de que agora, aposentado, estou mais livre para te acompanhar a qualquer lado.

Já conhecia o talento narrativo da Alice e a graça do seu estilo. Gostei da maneira como se referiu àquela tarde borrascosa que se abateu sobre a nossa região, não deixando pedra sobre pedra.
Mas hilariante mesmo foi a descrição do passeio à feira, quando o jumento resolveu perseguir a jumentinha

E é tudo, por agora.

Abraço carinhoso para todos os amigos Castedenses do ZG
Ir para o topo Ir para baixo
http://globo.com
Valdemar M. Gonçalves
Castedense Activo
Castedense Activo
Valdemar M. Gonçalves


Número de Mensagens : 566
Idade : 70
Localização : Porto
Pontos : 6437
Data de inscrição : 02/02/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQui 18 Set 2008, 20:18

OH MENINA ALICE.........
NÃO HÁ DÚVIDA QUE CADA UM PROCURA NOS OUTROS AQUILO QUE LHE DIZ MAIS RESPEITO.....
TU .........VISTE NO ZÉ GONÇALVES A BELEZA DELE,,,,,,,,,
EU,,,,,,CLARO ,,,,NEM REPAREI NISSO,,,,,E AINDA BEM....
VI TODO O CENÁRIO DA MISSA NOVA QUE ELE PROCUROU VIVER AO MÁXIMO E A MIM ME TOCOU PROFUNDAMENTE.......
SENTI SOBRETUDO "AQUELE SERMÃO", QUE ELE DEVE TER PREPARADO AO MAIS INFIMO PORMENOR.
NÃO SE TRAT DE INTELIGÊNCIA, POIS AÍ, TU NUNCA FOSTE INFERIOR A MIM, NEM A NINGUÉM,TRATOU-SE DE PROPENSÕES DIFERENTES,,,,,,
LEMBRO-ME PERFEITAMENTE DA HISTÓRIA DOS BURRITOS , QUE FOI TÃO COMENTADA NA ALDEIA.
"Se alguma coisa aconteceu entre eles não sei "........ SABES SIM,,,,,,,,,ALIÁS ,,,,,SABEMOS TODOS E,,,,,,SOUBERAM ELES,,,,,,,,E QUE BEM,,,,,DE CERTEZA..........

As cheias que o Valdemar fala ,devem ter sido aquelas em que morreu o marido da ti América ,,,,,,,, PENSO QUE SIM,,,,,TAMBÉM ME RECORDO DISSO.
em que havia lampreias no ribeiro grande e recordo que o meu avô Adelino Cabral lá pescou uma ,com um garfo de pé comprido ,que tinha comprado na feira de Vila flor e que era a ultima moda (o garfo,claro).,,,,,,,,OLHA LÁ,,,,,,,NÃO SERIAM ANTES ENGUIAS ???????
DESSAS EU RECORDO -ME DE PESCAREM MUITAS E SE COMEREM NO MOINHO DO MEU AVÔ.
DE LAMPREIAS, NÃO TENHO QUALQUER IDEIA......
BOM.........como está prometido o passeio ....se puder vou também.... SERIA MUITO INTERESSANTE, MESMO.........SERÁ QUE O VAMOS MESMO FAZER ????

FINALIZO COM OS MEUS SENTIDOS PÊSAMES PELA MORTE DA TUA MÃE.......
DESCULPA A MINHA IGNORÂNCIA,,, MAS SÓ MUITO RECENTEMENTE LI A TUA CRÓNICA E FIQUEI A SABER.
FIQUEI UM POUCO INTRIGADO COM AQUILO QUE ESCREVESTE, PORQUANTO,,,,,A TUA MÃE GOSTAVA MUITO DE FALAR COMIGO , QUANDO NOS ENCONTRÁVAMOS NO CASTÊDO, E SEMPRE SE REFERIA A TI COM MUITO CARINHO E COM MUITO ORGULHO DA FILHA QUE TINHA.... BOM,,,,UM DIA CONVERSAMOS MUITO MELHOR SOBRE ISSO.......
BEIJINHOS,,,,,,,,,, V.G.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vgassociados.com
Valdemar M. Gonçalves
Castedense Activo
Castedense Activo
Valdemar M. Gonçalves


Número de Mensagens : 566
Idade : 70
Localização : Porto
Pontos : 6437
Data de inscrição : 02/02/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQui 18 Set 2008, 21:06

MEU CARO ZÉ G.
QUANDO DIZ,,,,,,,

"eu bem sei que, no frescor de meus 23 para 24 anos, era, de fato, um PIMPÃO."
ESPERO QUE NÃO LHE ACONTEÇA COMO A MIM, QUANDO FUI, RECENTEMENTE, VISITAR A TIA ANTÓNIA " MASCOTA" AO LAR ONDE SE ENCONTRA.
ELA FOI COMO UMA AMA PARA MIM, QUE ME TRATAVA COMO FILHO , QUANDO OS MEUS PAIS TINHAM QUE SAIR, ALGUNS DIAS SEGUIDOS PARA AS FEIRAS, ETC. E NOS DEIXAVAM AO CUIDADO DELA...
DEPOIS DE ME ABRAÇAR E BEIJAR MUITO, AFASTOU-SE UM POUCO, OLHOU PARA MIM, E DISSE-ME :

-AH MEU FILHO,,,,,,ERAS TÃO BONITO , QUANDO ERAS NOVO,,,,,,ERAS MESMO UM PIMPÃO....... OLHA COMO TE PUSESTE......
.AÍ, EU TIREI 2 CONCLUSÕES:
- A 1ª É QUE JÁ FUI NOVO.
- A 2ª , É QUE TB JÁ FUI BONITO.

"deveria dar ao desfrute dos companheiros forenses no CANTINHO DOS POETAS, lugar que lhes é devido por direito."........

MEU CARO, SEM DESPRIMOR PARA NINGUÉM,,,NÃO ME LEVEM A MAL,,,,,,MAS NÃO ME REVEJO MUITO NESSE LUGAR.
MUITAS DESSAS COISAS QUE FUI ESCREVENDO AO LONGO DOS TEMPOS, FORAM PUBLICADAS POR AÍ, COM PSEUDÓNIMOS....
OUTRAS, RASGUEI E DEITEI FORA , AO FIM DE ALGUM TEMPO,,,,,,
AS QUE RESTAM , ESTÃO À ESERA DE TER ALGUM TEMPO, SEGUIDO DE CALMA E REFLEXÃO , PARA SAÍREM COMPILADAS EM LIVRO,,,,,,
ESSE É O MEU SONHO DE SEMPRE,,,,,
VAMOS LÁ A VER SE O CONSIGO REALIZAR,,,,NEM QUE SEJA , DAQUI A 20 ANOS,,,,,,,

"que persistir no caminho de um sacerdócio castrador de anseios íntimos de realização pessoal, exposto a todas as solicitações............."

BOM ,,,,,,,NÃO TENHA DÚVIDA QUE ESSA ABERRAÇÃO DO CELIBATO DOS PADRES , TEM FEITO CORRER COM MUITAS VOCAÇÕES PARA O LIXO.......
EU,QUANDO SAÍ DO SEMINÁRIO, JÁ NÃO TINHA VOCAÇÃO NENHUMA,,,,
NÃO SÓ POR ISSO , MAS TAMBÉM, PORQUE REFLECTI UM POUCO SOBRE MUITA COISA ERRADA QUE A IGEJA IMPUNHA , ERRADAMENTE E NÃO ME SENTIA COM GOSTO EM APREGOAR AQUILO EM QUE CADA VEZ ACREDITAVA MENOS.
MAS CONHEÇO MUITA GENTE QUE ESTÁ CASADO , COM FILHOS E SENTE UMA ENORME FRUSTRAÇÃO POR NÃO PODER SER OU CONTINUAR PADRE , SÓ POR ISSO MESMO.

QUE O DIGA O PÁROCO MAIS RECENTE QUE O CASTEDO TEVE, QUE EU NÃO TIVE O PRAZER DE CONHECER,,, O QUAL , SEGUNDO INFORMAÇÃO RECENTE,,,,,,,, ABANDONOU O SACERDÓCIO, PARA TRATAR DA SUA VIDA HUMANA.

NESSE ASPECTO , O MELHOR QUE CONHECI , FOI O CÉLEBRE PADRE FONTES , DE VILAR DE PERDIZES - MONTALEGRE, DE QUEM SOU AMIGO, QUE NUMA ENTREVISTA QUE DEU AO " EXPRESSO" , TERMINAVA ASSIM :
- A RELIGIÃO ORDENA QUE O PADRE DEVE SER CASTO E RESPEITAR O CELIBATO;
- POR SUA VEZ, O POVO, ENTENDE QUE O PADRE DEVERIA TER MULHER E FILHOS , COMO OS OUTROS HOMENS.

- O PADRE FONTES,,,,,SEGUE A VOZ DO POVO.

ANOTEI A SUA MORADA E TELEFONES.
NÃO DEVO TER TEMPO DE IR AÍ A SUA CASA.
VOU PASSAR 2 DIAS EM PARATY, QUE , PENSO , FICA A 150 KM DE R.J., PROVENIENTE DE NATAL , FORTALEZA E S. PAULO.
NÃO SEI COMO VAI CORRER LÁ A MINHA VIDA .
SE DER TEMPO, NA VINDA PARA O AEROPORTO, DO R.Jº, TELEFONO-LHE E, AÍ SIM, ENCONTRAMO-NOS PARA DAR UM ABRAÇO E TOMAR UM COPO.

atendimento mais condigno do que o pude fazer naquela primeira oportunidade.
NÃO DIGA ISSO,,,, O ATENDIMENTO , NESSA VEZ,,,FOI ÓPTIMO,,,,
SÓ O FACTO DE NOS REENCONTRARMOS , TANTO TEMPO DEPOIS,,,,FOI ,,,FANTÁSTICO,,,E A VOSSA AMIZADE E SIMPATIA , FORAM INEXCEDÍVEIS.
AQUELE ABRAÇO
V.G.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.vgassociados.com
ana pedra
Castedense Activo
Castedense Activo
ana pedra


Número de Mensagens : 336
Idade : 70
Localização : ALMADA
Pontos : 6055
Data de inscrição : 17/02/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeSex 19 Set 2008, 12:54

Valdemar
Era mesmo uma LAMPREIA e toda a gente comentou que não era normal
elas aparecerem por ali.
Falavas com a minha mãe e ela falava de mim com orgulho? essa tens que me contar....
A propósito do moinho do teu avõ.....
Li um livro,escrito por Cabral Adão -Paisagens do Norte - era de Vila Flor ,onde exerceu medicina alguns anos, veio viver para Setubal e lá tem um mausuleu Escrevia sobre a nossa gente e fala de um moinho .Seria o do teu avõ?
Vou ler com mais atenção e depois digo-te alguma coisa.
Alice
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com
G correia
Castedense Activo
Castedense Activo
G correia


Número de Mensagens : 204
Idade : 70
Localização : Aveiro
Pontos : 6003
Data de inscrição : 14/01/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeSáb 20 Set 2008, 16:18

[url]nessa cheia, pois todos nós nos recordamos bem do mesmo e que quando da sua morte já nós eramos adolcentes.

O Ribeiro Grande deixa-me saudades dos banhos e o tempo de lazer que lá passei.

Também eu gostaria de vos poder acompanhar caso algum dia se concretizar o tal passeio.
Até lá um abraço.Valdemar, Alice e restante pessoal deste forum.

Tenho lido os vossos comentários, e é sempre um prazer ler aquilo que vós escreveis, pois para além de recordar algumas coisas, de outras eu tomo conhecimento pela primeira vez.

Penso não estar enganado, se disser que as tais cheias, se terão dado, em Fevereiro de 1962, pelo menos é a referencia, que se encontra marcada na ponte do Sabor lado Nascente, numa pedra que fica na confluência da ponte com as estradas IP2 e E.N. Nº 102.

Tambem eu me recordo dessa grande cheia, e de seguir as gentes do Castedo até ao Talefre, e de espreitar para o val da vilariça e de ver os campos todos inundados por águas barrentas, que na data não soube identificar, apesar de ouvir de toda a população os mais diversos comentários, apenas interiorizer que se tratava de uma desgraça.

Quanto ao Sr Manuel Gracindo, este não terá por certo morrido

Graciano

[url][/url][/url]
Ir para o topo Ir para baixo
G correia
Castedense Activo
Castedense Activo
G correia


Número de Mensagens : 204
Idade : 70
Localização : Aveiro
Pontos : 6003
Data de inscrição : 14/01/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeSáb 20 Set 2008, 16:41

Reposição do atrás escrito por má fomação do texto.


Valdemar, Alice e restante pessoal deste forum.

Tenho lido os vossos comentarios, e é sempre um prazer ler aquilo que vós escreveis, pois pala além de recordar algumas coisas, de outras eu tomo conhecimento pela primeira vez.

Penso não estar enganado se disser que tais cheias se twrão dadoem Fevereiro de 1962, pelo menos é a referência, que se encontra marcada na ponte do Sabor lado nascente, numa pedra que fica na confluência da ponte com as estradas IP2 e E N nº 102.

Também eu me recordo dessa grande cheia, e de seguir as gentes do Castedo até ao Talefre, de espreitar para o val da Vilariça de ver os campos inundados por águas barrentas, que á data não soube identificar, apesar de ouvir os mais diversos comentários, apenas interiorizei, que se tratava de uma desgraça.

Quanto ao sr. Manuel Gracindo, este não terá morrido nessa cheia, mas sim numa outra posterior, pois todos nós nos lembramos bem do mesmo visto já sermos adolcentes.

O Ribeiro Grande deixa-me saudades dos bamhos e do tempo de lazer que lá passei.

Também eu gostava de vos poder acompanhar no tal passeio caso se venha a concretizar.
Até la um abraço

Graciano
Ir para o topo Ir para baixo
m anuel cabral
Moderador Absoluto
Moderador Absoluto
m anuel cabral


Número de Mensagens : 3545
Idade : 68
Localização : torre de moncorvo
Pontos : 8815
Data de inscrição : 30/11/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeTer 23 Set 2008, 02:23

quando estava em frança e que vinha cá de férias fui lá muitas vezes, muito gostava de tomar banho todo nu no caldeirão.

agora que estou cá só fui ao ribeiro grande uma ou duas vezes nos principios.
mas se o tempo estiver bom ainda quero lá chegar em outubro ou novembro,vamos ver.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.castedo.pt.vu
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6928
Data de inscrição : 07/05/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeTer 23 Set 2008, 03:16

Alice, Graciano, Cabral e todos os demais....
Parece-me que o grupo com a intenção de ir fazer o passeio até ao Ribeiro grande está a crescer.
Confesso-vos que me sinto imensamente agradada por isso poder vir a acontecer...
Quando da incersão destas fotos no forum, sabia que iria abrir o apetite de muitos Castedences. Como eu já tinha referido ao Valdemar, será com uma emorme satizfação e prazer ir conhecer o moinho que em tempos foi do meu avô Bernardino...
Havemos de fazer talvez um pic-nic e será certamente um dia em grande....

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5925
Data de inscrição : 29/09/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQua 01 Out 2008, 08:21

No outro dia fui aos moinhos
mas que grande agitação
ouvi cantar os passarinhos
que me tocou no coraçao
Ir para o topo Ir para baixo
ForumCreator
Fundador
Fundador
ForumCreator


Número de Mensagens : 184
Idade : 47
Pontos : 6242
Data de inscrição : 03/04/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQua 01 Out 2008, 10:26

Ui... temos poeta...

continua que queremos desgarriar contigo...

Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6928
Data de inscrição : 07/05/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeQua 01 Out 2008, 15:19

Grande entrada Tiago....
Os Engelcos tambem sabem ser Poetas....
Claro que o Tiago tambem tem jeito para estas coisas..... não fosse ele filho do Toninho.... que parece que se cansou....
Beijinhos aí no castedo.....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
m anuel cabral
Moderador Absoluto
Moderador Absoluto
m anuel cabral


Número de Mensagens : 3545
Idade : 68
Localização : torre de moncorvo
Pontos : 8815
Data de inscrição : 30/11/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeSex 03 Out 2008, 01:46

agora que vai ser tempo de castanhas e sanchas roques e mais cogumelos era tempo de ir visitar o ribeiro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.castedo.pt.vu
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5925
Data de inscrição : 29/09/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeDom 05 Out 2008, 01:03

Eu tenho images do ribeiro grande
Ir para o topo Ir para baixo
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5925
Data de inscrição : 29/09/2008

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeSex 29 maio 2009, 11:15

AGORA JÁ DA VONTADE IR PARA O RIBEIRO GRANDE TEMOS DE COMBINAR PASSAR LA UM DIA DE VERÃO
Ir para o topo Ir para baixo
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6928
Data de inscrição : 07/05/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeSex 29 maio 2009, 14:20

Tiago tens fotos, mas tens que aprender a pôr aqui no forum, pois só assim todos podemos aprecia-las....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
m anuel cabral
Moderador Absoluto
Moderador Absoluto
m anuel cabral


Número de Mensagens : 3545
Idade : 68
Localização : torre de moncorvo
Pontos : 8815
Data de inscrição : 30/11/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeSáb 30 maio 2009, 01:32

também queres ir ao passeio??? olha que vai ser longo e cansativo,e em agosto vai fazer muito calor,isto é só para os fortes,quero ver se aguentas,se fores tens que dar apoio moral á tua prima inês,agora com o braço partido não sei se em dois meses se vai recompor.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.castedo.pt.vu
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6928
Data de inscrição : 07/05/2007

O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitimeSáb 30 maio 2009, 12:19

Eu acho que mesmo com o braço ao peito a Inês não iria perder esse passeio nem por nada....

Vamos ver quem se aguanta melhor, se o Tiago ou a Inês.....

Mas nós de pois levamos farnel....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
Conteúdo patrocinado





O RIBEIRO GRANDE Empty
MensagemAssunto: Re: O RIBEIRO GRANDE   O RIBEIRO GRANDE Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O RIBEIRO GRANDE
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Videos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Castedo :: Castedo - Torre de Moncorvo :: Fotografias-
Ir para: