Castedo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Castedo

Forum da aldeia do Castedo - Torre de Moncorvo
 
InícioInício  Portal*Portal*  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Nova fotografia do Castedo

Ir para baixo 
+2
Ana
Xo_oX
6 participantes
AutorMensagem
Xo_oX
Interessado
Interessado
Xo_oX


Número de Mensagens : 44
Idade : 59
Localização : Vila Flor
Comentário : Gostei de ter encontrado este fórum!!
Pontos : 5827
Data de inscrição : 03/06/2008

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeTer 17 Jun 2008, 16:14

Nova fotografia do Castedo Casted13

Não me preocupo em fazer a legenda das fotografias.
Há no Fórum muita gente que conhece o Castedo melhor do que eu.
Agradeço que colaborem indicando o local, qualquer coisa sobre as fotografias que coloco.
[/font]
Ir para o topo Ir para baixo
http://descobrirtorredemoncorvo.blogspot.com/
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6944
Data de inscrição : 07/05/2007

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeQua 18 Jun 2008, 04:04

Esta casa fica no cimo do lugar, mais ou menos a meio da rua.

Conhecida por muitos de nós como a Casa da tia Alice. Já mal me recordo da tia Alice, e os mais novos já não se recordam dela com certeza, mas guardo a imagem de uma senhora bastante forte, sentada num cadeirão na salinha à qual a porta da entrada dá acesso.
Em anos já distantes esta casa tinha um Forno a lenha que cozia o pão para toda a povoação, penso que até já caíu (pelo menos o telhado do mesmo). Tem também um lagar de vinho todo em cantaria.

Há algumas casas no castedo que têm nas portas e janelas alguns desenhos curiosos, e certamente que alguns representam alguma coisa... Se alguem souber mais acerca do significado destes desenhos que diga algo.....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
José dos Santos Gonçalves
Moderador
Moderador
José dos Santos Gonçalves


Número de Mensagens : 3392
Idade : 88
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Pontos : 8296
Data de inscrição : 15/05/2007

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeQua 18 Jun 2008, 04:17

Ora aí está uma idéia magnífica e muito construtiva.

O artista coloca a imagem, e o historiador - ou pelo menos o conhecedor interessado - descreve o local, as pessoas, os usos e costumes, enfim, tudo que nos faça reviver outros tempos, que eu não chamarei de bons, mas de tempos que nos dão saudade.
Acho magnífica essa sinfonia a quatro mãos e, para já, dou os meus parabéns ao Aníbal e à Ana por este belo trabalho, que assim fica muito mais completo e esclarecedor para os menos ilustrados sobre coisas, lugares e gentes do Castedo, como eu.
Parabéns!!!
ZG
Ir para o topo Ir para baixo
http://globo.com
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6944
Data de inscrição : 07/05/2007

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeQua 18 Jun 2008, 14:58

Por ter achado interessante o que o anibal nos docomentou, também eu tirei uma fotografia a essa janela e que vos deixo com muito gosto.

Nova fotografia do Castedo Casted15


Última edição por Ana em Ter 20 Jan 2009, 11:18, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6944
Data de inscrição : 07/05/2007

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeQua 18 Jun 2008, 15:09

Um pouco mais abaixo do lado oposto da rua podemos encontrar este desenho esculpido na pedra ....
Não sei se terá algum significado, mas peço que se alguem souber alguma história ou lenda que seja acerca destas figuras as partilhe comnosco......



Nova fotografia do Castedo Casted14

Esta porta é da Casa da Sra Terezinha "Carminda" e do Sr Francisco, para aqueles que conhecem ou conheceram.


Última edição por Ana em Ter 20 Jan 2009, 11:15, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6944
Data de inscrição : 07/05/2007

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeQua 18 Jun 2008, 15:23

Mais um desenho que eu resolvi registar também aqui no nosso forum, pergunto-me o que representará, ou o que terá representado para os nossos antepassados?

Nova fotografia do Castedo Casted16

Esta é o que está gravado na pedra superior das portas da casa que era da Srª Cecilia e do Sr. Manuel Pedro, situada no inicio da Rua do Castelo vindos da Capela do lado direito.


Última edição por Ana em Ter 20 Jan 2009, 11:22, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
Xo_oX
Interessado
Interessado
Xo_oX


Número de Mensagens : 44
Idade : 59
Localização : Vila Flor
Comentário : Gostei de ter encontrado este fórum!!
Pontos : 5827
Data de inscrição : 03/06/2008

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeSáb 21 Jun 2008, 17:07

A porta da Casa da Sra Terezinha faz-me lembrar o período manuelino. A designação de manuelino vem de do reinado de D. Manuel I. Na realidade trata-se de estilo gótico. Claro que não podemos comparar o trabalho neste portal com o existente na famosa janela do convento de Tomar.
O estilo Manuelino é característico do séc. XV e seguintes e podemos encontrar bonitas janelas deste estilo em Freixo de Espada à Cinta.
Os ornamentos florais da casa da "tia Alice" são mais enigmáticos e pouco frequentes.
Em ambos os casos aparecem mísulas, (blocos salientes para sustentar vasos de flores, telhados, etc.).
A terceira fotografia tem gravada a possível data da construção da casa (1728?).
É interessante fazer o inventario de outras (se possível de todas) as existências idênticas a estas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://descobrirtorredemoncorvo.blogspot.com/
aldina
Castedense Participativo
Castedense Participativo



Número de Mensagens : 67
Idade : 75
Localização : paris
Pontos : 6216
Data de inscrição : 31/05/2007

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeSex 02 Jan 2009, 06:28

Sr Anibal
Sou emigrante em Paris e membro do forum do castedo
envio poucas mensagens pois o tempo por vêzes é pouco e a cultura tambem pois a minha quarta classe ja la vai so anos Envio lhe esta mensagem para o felicitar pôr todas essas belas fôtos e descriçoes que nos faz da descoberta do concelho de vila Flor duas Igrejas carrazeda Tua etc
E sempre com muito prazer que descubro os seus novos passeios a bicicleta ou de carro Adorei ver a aldeia abandonada do Gaviao que nos do outro lado da estrada en frente avistava-mos de longe pôr intermédio das suas fôtos é como se la tivesse estado visitando essas casas os quinteiros com essas amendoeiras e as flores que vao nascendo Estava sempre pensando quando o Sr passava pelo Castedo o que aconteceu este verao passado fiquei muito contente e se voltar la passe tras da igreja em casa dos meus sobrinhos Isabel e Luis que tem uma garagem diga-lhe que vai da minha parte que lhe oferecem ao menos uma cerveja Desejo -lhe para este novo ano muita saude e felicidades e para sua familia para poder continuar esses bonitos passeios e maravilhar nos com essas belas fôtos e reportagens bem explicadas pois através dessas fôtos é como se estivessemos passeando pôr essas aldeias que viamos de longe do Castedo ou quando no meu tempo iamos a pé ao cabeço ou a Vila flor Etc Boa continuaçao e um abraço aqui de Paris Aldina
Ir para o topo Ir para baixo
http://paroles.net
José dos Santos Gonçalves
Moderador
Moderador
José dos Santos Gonçalves


Número de Mensagens : 3392
Idade : 88
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Pontos : 8296
Data de inscrição : 15/05/2007

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeSex 02 Jan 2009, 07:31

Meu caro Aníbal
Já trocamos algumas mensagens, umas bastante elogiosas, outras nem tanto, pelo divergência de opiniões em relação à construção da Barragem do Baixo Sabor.
A senhora que lhe escreve acima é minha sobrinha Aldina, que mora na França há mais de 40 anos, e a quem dedico um carinho muito especial.
Antes mesmo da existência do Forum, já ela me falava em você, tecendo os maiores elogios às suas fotos e histórias referentes a aldeias da nossa Região com as quais você topava em suas andanças de verdadeiro andarilho sobre rodas.
Veja como o mundo, hoje em dia, se tornou pequeno.
Aqui estamos nós três, que não nos conhecemos pessoalmente, em animado papo de esquina.
Faço minhas as palavras de minha sobrinha a seu respeito
Prossiga nessa sua cruzada histórico-social de revitalização das estórias e da HISTÓRIA da nossa querida região transmontana.
Abraço a ambos e votos de FELIZ 2009

do ZG


Última edição por José dos Santos Gonçalves em Sex 02 Jan 2009, 15:13, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://globo.com
Xo_oX
Interessado
Interessado
Xo_oX


Número de Mensagens : 44
Idade : 59
Localização : Vila Flor
Comentário : Gostei de ter encontrado este fórum!!
Pontos : 5827
Data de inscrição : 03/06/2008

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeSex 02 Jan 2009, 12:33

Obrigado por tantas palavras simpáticas, D. Aldina e José Gonçalves. São muitos os emigrantes que me escrevem emocionados quando encontram locais que julgavam tão distantes, no computador, à sua frente, como se lhes pudessem sentir o cheiro.
A minha ânsia de ir "À Descoberta" já se estende a todas as freguesias de 6 concelhos do distrito de Bragança. Desde a foz do rio Tua em Carrazeda ao Douro internacional em Miranda do Douro, há motivos infinitos para descobrir, apreciar e mostrar. Não temos porque esconder as nossas terras, vamos mostrá-las a todos, para que vejam como são bonitas.
Ando a estudar um caminho para ir ao Castedo de bicicleta. Se não me faltarem as forças pode ser que aconteça brevemente.

Um excelente 2009 para todos
Ir para o topo Ir para baixo
http://descobrirtorredemoncorvo.blogspot.com/
Maria Luz Silva
Castedense Participativo
Castedense Participativo
Maria Luz Silva


Número de Mensagens : 63
Idade : 63
Localização : Margem Sul do Tejo
Comentário : Estou encantada com a iniciativa
Pontos : 5788
Data de inscrição : 12/09/2008

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeSeg 19 Jan 2009, 16:47

O Aníbal emociona os emigrantes e não só. Eu também fico emocionada quando persigo o seu rasto e verifico que montes e vales ruas e atalhos lhe pertencem...

Quem me dera poder participar dessa turma de caminhantes. Autênticos andarilhos por sitios tão belos como já pude ver nos seus blogs. “À descoberta de Vila Flor, e Alinhaetua”.

Já que é um simpatizante do Castedo, lanço uma proposta para o mês de Agosto:

Organizar com o pessoal do Fórum (que queira participar), um passeio pedestre. Por mim pode incluir , um saco cama, água, fruta e logo se vê o que encontramos para matar a fome.

Gostava que fosse possível levar crianças com idade suficiente para aguentar um ou dois dias.

Pf. diga-me se considera viável.

Um abraço para todos.

Maria Silva
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.castedo.pt.vu
m anuel cabral
Moderador Absoluto
Moderador Absoluto
m anuel cabral


Número de Mensagens : 3545
Idade : 68
Localização : torre de moncorvo
Pontos : 8831
Data de inscrição : 30/11/2007

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeTer 20 Jan 2009, 04:13

tás com muita coragem maria da luz agora que o tempo anda frio, mas com o calor de agosto talvez não digas o mesmo ,vamos ver.
quando estava em frança e vinha de férias,uma das minhas caminhadas era sempre pelo ribeiro grande e a minha mulher acompanhava-me,visitando a zona do caldeirão,um desses anos quisemos fazer a volta maior e fomos pela ribeirinha abaixo e depois pelo ribeiro grande acima,não te digo os obestácolos que encontramos,com o calor da tarde de agosto,ela já estava tão cansada que todos os cinco minutos queria descansar á sombra das árvores,só me dizia que eu a queria matar de cansaço,jurava que não me queria acompanhar mais nos passeios.
já lhe passou pois continuamos algumas vezes a fazer umas caminhadas pela fragada,pelo coito ou mesmo aqui na serra do reboredo,mas são mais curtas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.castedo.pt.vu
Xo_oX
Interessado
Interessado
Xo_oX


Número de Mensagens : 44
Idade : 59
Localização : Vila Flor
Comentário : Gostei de ter encontrado este fórum!!
Pontos : 5827
Data de inscrição : 03/06/2008

Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitimeTer 20 Jan 2009, 04:34

Vivam
Obrigada Maria Silva, pelo voto de confiança.
Já organizei vários passeios nas encostas do rio sabor com pessoas de várias idades. Era uma caminhada durante a manhã; o almoço ia lá ter em veículos todo o terreno, que nos transportavam depois de volta à aldeia. A caminhada nunca excedia os 10 Km. É um programa engraçado que pode ser feito no Castedo ou em qualquer outro lugar.
Uma actividade dessas deve ser sempre planeada por quem conhece o terreno, os caminhos e os locais de interesse, ou seja alguém do castedo.
Os "meus passeios" são muito arriscados, sem logística, são bons para uma pessoa isolada.
Como dizem os jovens.... bora lá a pensar no assunto...
Eu gostaria de participar.



Nova fotografia do Castedo 2007ca08

Nova fotografia do Castedo 2007ca02
Ir para o topo Ir para baixo
http://descobrirtorredemoncorvo.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Nova fotografia do Castedo Empty
MensagemAssunto: Re: Nova fotografia do Castedo   Nova fotografia do Castedo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Nova fotografia do Castedo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fotografia do Castedo
» Castedo
» castedo
» castedo ruas
» Castedo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Castedo :: Castedo - Torre de Moncorvo :: Fotografias-
Ir para: