Castedo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Castedo

Forum da aldeia do Castedo - Torre de Moncorvo
 
InícioInício  Portal*Portal*  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Fontanários

Ir para baixo 
+17
Castedo-TMC
morais
XANA Pimentel
dasilva fabio
ana pedra
adelina
tiago morais
leuman
m anuel cabral
Cristina Gonçalves Santos
Macorreia
lord
Ana
ForumCreator
José dos Santos Gonçalves
manuel
Susana
21 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Macorreia
Sub-Moderador
Sub-Moderador
Macorreia


Número de Mensagens : 948
Idade : 89
Localização : www.sapo.pt
Pontos : 6885
Data de inscrição : 19/07/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSeg 24 Set 2007, 15:15

Pois vamos então gritar aqui todos em coro e tão alto quanto nos for possível, para ver se os "surdos" nos ouvem e se consegue pelo menos remediar o que, a qualquer momento, poderá já não ser sequer remediável!...

Macorreia
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sapo.pt
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6951
Data de inscrição : 07/05/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSeg 03 Dez 2007, 08:46

Pois é meus amigos
Os fontanários todos nós os queriamos a deitar agua e não a servir de canteiros.
Há cerca de três meses atrás, todos nós opinamos acerca deste assunto, mas os nossos gritos não foram suficientes, nem sei se chegaram a algum lado.
Malta...mesmo aqueles que visitam o forum mas que nunca deixaram uma mensagem, unam as vossas vozes as nossas, talvez o grito seja mais alto e alguém nos oiça.
Queremos o nosso património restaurado e cuidado....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
José dos Santos Gonçalves
Moderador
Moderador
José dos Santos Gonçalves


Número de Mensagens : 3392
Idade : 88
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Pontos : 8303
Data de inscrição : 15/05/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSeg 03 Dez 2007, 10:34

Eu estou de pleno acordo e o digo aqui abertamente.
Agora, de que forma poderia o nosso Forum ser ouvido pelas autoridades locais?

ZG
Ir para o topo Ir para baixo
http://globo.com
ForumCreator
Fundador
Fundador
ForumCreator


Número de Mensagens : 184
Idade : 47
Pontos : 6265
Data de inscrição : 03/04/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSeg 03 Dez 2007, 10:39

Bem, respondendo a essa questão, é claro que é facil fazer chegar uma comunicação à Camara de Moncorvo, basta envia-la por e-mail, que eles depois lá a recebem e decidem.
Quanto ao facto de a transmitir ao presidente da junta, bem...aí só se for por carta, ou então, levar a cabo uma acção, que o aconcelhasse a ver o forum, para poderem os orgão locais, saber o que pretende querer fazer, a população que ele representa.

Deixo a minha ideia e disponibilidade à vossa inteira disposição.
FC
Ir para o topo Ir para baixo
Cristina Gonçalves Santos
Interessado
Interessado
Cristina Gonçalves Santos


Número de Mensagens : 18
Idade : 45
Localização : Lisboa/Ka100
Pontos : 6016
Data de inscrição : 29/11/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSeg 03 Dez 2007, 12:12

O problema dos fontanários é que se voltassem a deitar água não faltaria forreta a matar as costas a carregar cântaros de água para casa. Temos que pensar sempre no outro lado da moeda. Esta água seria paga pela junta de freguesia com certeza. LOL.
Que se manifeste quem lá vive.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.imdb.com/
ForumCreator
Fundador
Fundador
ForumCreator


Número de Mensagens : 184
Idade : 47
Pontos : 6265
Data de inscrição : 03/04/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSeg 03 Dez 2007, 12:32

Cristina:

Será que nos tempos que correm, haverá quem se assujeite a acarretar cantaros de água, para gastar em casa?
Com o comodismo actual, em que todos temos já água canalizada a dois passos, nun simples gesto de abrir uma torneira, parece-me expontaneo afirmar que pudesse haver quem consumisse água dos chafarizes.
Porém, mesmo que isso possa eventualmente acontecer, afinal, sempre há gente para tudo, compete aos orgãos locais, assegurar a correcta gestão/exploração da água.
Tolera-se o consumo de água para saciar a sede aos muares e asininos, por exemplo. Não deverá ser tanta água como isso. Contudo, denunciariam-se situações de abusos, usados por exemplo, na rega de hortas ou quintais.

A maior fatia das receitas oriundas do consumo de água, ficam estagnadas na Camara. A água vem da barragem, que é obra camarária. As verbas produzidas, são detidas na Camara e esse facto é justificado pela necessidade de construção e manutenção de infraestruturas.

Quanto a mim, parece-me plausivel manifestar sempre a minha opinião, esteja eu onde estiver. Competirá a todos, caso assim o pretendam, expor o seu ponto de vista, independentemente, se vive ou não na aldeia.
Ir para o topo Ir para baixo
manuel
Moderador Absoluto
Moderador Absoluto
manuel


Número de Mensagens : 306
Idade : 66
Localização : lisboa
Pontos : 6328
Data de inscrição : 06/05/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSeg 03 Dez 2007, 15:39

Em minha opinião a água que devia abastecer os fontanários devia ser a original, a àgua do Prado. É muito mais pura e mais saborosa e a canalização está feita. Os habitantes locais, poderiam então consumir essa àgua apenas para beber, gastando depois em suas casa a da barragem para o resto das lidas.
Quanto à situação de informar o poder local da nossa pretenção, julgo que ele deve estar ao corrente, pois duas das pessoas inscritas no Forum, são filhas do Sr. presidente, do Sr Armando.
Peço desculpa ao Forum por andar tão retirado mas o meu tempo tem sido muito ocupado.
Boa Noite a todos...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.googleearth.pt
Susana
Moderador Absoluto
Moderador Absoluto
Susana


Número de Mensagens : 439
Idade : 41
Localização : *****
Pontos : 6536
Data de inscrição : 03/04/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeTer 04 Dez 2007, 01:19

Pois é, o chafurgo, ou chafurdo como lhe chamam nao sei, apenas sempre lhe chamei chafurgo, dizem k foi encerrado devido ao abuso de certas pessoas.

colocavam um motor de rega e toca regar as hortas, e dps será justo isso tb? havia um fontanário k quando ainda deitavam água, até um copo "pucaro"como a gente lhe chama, ia á torneira, o chafurgo até faz fila quando corre pouco.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.dre.pt
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6951
Data de inscrição : 07/05/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeTer 04 Dez 2007, 01:36

Há muita gente que ainda vai buscar a agua ao Chafurgo, não creio que seja por forretice, mas por preferirem o sabor desta agua, assim como vão ao pé do parque infantil encher o seu garrafão de água do prado, visto ser o unico sitio onde esta ainda corre.
Ainda há quem prefira a água da fonte do souto, confesso-vos que ainda no verão vi uma pessoa a levar essa água para casa numa cantara de barro, acreditem que até achei bastante engraçado, porque era uma imagem bem pitoresca.
As pessoas acreditam que aquela agua é que é boa, e por isso o fazem, certos ou não....
Eu por mim acho um crime os nossos fontanários estarem assim mal tratados...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
m anuel cabral
Moderador Absoluto
Moderador Absoluto
m anuel cabral


Número de Mensagens : 3545
Idade : 68
Localização : torre de moncorvo
Pontos : 8838
Data de inscrição : 30/11/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeTer 04 Dez 2007, 01:47

olá e bom dia a todos os amigos do castedo.
bom vamos lá ver se sei opinar nesta questão.
seria impensável nos dias de hoje por a correr água nos fontanários pois claro está que se as pessoas tivessem água á borla não a iam pagar,eu faria o mesmo,(conheço pessoas que acendem o lume para cozinhar mesmo todo o verão para não gastar gás).
isso não quer dizer que se abandonem como algumas fotos atestam e se plantem árvores de grande porte por perto para que as raizes rebentem com tudo ou como é o caso do fontanário da igreja que quem vem do cavaleiro simplesmente esta não se vê por causa de duas ou três grandes arvores que ali plantaram.
mas enfim não podemos todos gostar das mesmas coisas nem o cristo agradou a toda a gente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.castedo.pt.vu
Cristina Gonçalves Santos
Interessado
Interessado
Cristina Gonçalves Santos


Número de Mensagens : 18
Idade : 45
Localização : Lisboa/Ka100
Pontos : 6016
Data de inscrição : 29/11/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeTer 04 Dez 2007, 10:42

Eu não estou a falar na água do chafurgo. Essa água é de nascente. Outra coisa são os fontanários! Também gostava de os ver em total funcionamento mas tem que se avaliar se será viável.
Qto à água vir directamente da barragem... sem tratamento? Para mim irá aumentar é focos de diarreias. Nem tudo o que é tradicional é bom!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.imdb.com/
manuel
Moderador Absoluto
Moderador Absoluto
manuel


Número de Mensagens : 306
Idade : 66
Localização : lisboa
Pontos : 6328
Data de inscrição : 06/05/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeTer 04 Dez 2007, 11:27

A Minha intervenção anterior foi no sentido de ser reactivada a captura de agua do PRADO que também é de nascente, como era antes, para abastecer unicamente os fontanários. Sabemos que é uma agua pura, saborosa e sem possibilidade de ser contaminada.
Se essa rede estiver a ser utilizada com exclusividade para as fontes, até no Verão temos essa àgua.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.googleearth.pt
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6951
Data de inscrição : 07/05/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeTer 04 Dez 2007, 11:44

Penso que a canalização para os fontanários é mesmo da agua do prado.
essa agua que vem da mãe de agua só abastece neste momento uma torneira que está junto ao parque infantil, não é assim...
A agua da mãe de água dava para pôr os fontanários a trabalhar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
José dos Santos Gonçalves
Moderador
Moderador
José dos Santos Gonçalves


Número de Mensagens : 3392
Idade : 88
Localização : Rio de Janeiro - Brasil
Pontos : 8303
Data de inscrição : 15/05/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeQua 05 Dez 2007, 03:22

Amigos
Confesso meu total desconhecimento do que era, do que foi e do que é essa rede de captação de água fontanária.
Achei judiciosas as considerações do primo Manuel em relação à água do Prado.
Só não sei se ele está partindo de premissas corretas, ou seja, se a rede de captação e distribuição ainda existe e para onde vai.
Quanto à utilização de água pública para rega, inclusive com a colocação de motores nas fontes, sobretudo se a sua captação importou em investimentos, acho que deveria ser liminarmente proibida.
Agora não vejo por que criticar pessoas que quisessem seguir a tradição de ir buscar às fontes e fontanários, em seus cântaros ou bilhas de barro, água pura e cristalina para beber e cozinhar, como o Manuel assegura ser a do Prado.
Abraços a todos do

ZG


Última edição por José dos Santos Gonçalves em Qua 22 Abr 2009, 04:54, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://globo.com
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6951
Data de inscrição : 07/05/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeQua 05 Dez 2007, 04:48

Eu acredito que as pessoas fossem buscar a agua aos fontanários para beber. Mas não considero que esse seja um consumo assim tão grande, porque nós sabemos que os maiores consumos são as maquinas e essas não podem ser alimentadas a cantaros.
Quanto e rega, não é aos fontanários que se podem ligar motores de rega, bastava por uma plaquinha a proibir.
Vejam a foto acham que assim é melhor ???
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
leuman
Interessado
Interessado
leuman


Número de Mensagens : 25
Idade : 51
Localização : franca
Pontos : 6010
Data de inscrição : 05/12/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeQui 06 Dez 2007, 07:14

que tristesa,nao a fundos para poder manter essas fontes en foncionamento? É que me dá tristeza quando as vejo assim.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.castedo.forumativo
Ana
Administradora
Administradora
Ana


Número de Mensagens : 1159
Idade : 57
Localização : Lisboa
Pontos : 6951
Data de inscrição : 07/05/2007

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeQua 22 Abr 2009, 05:01

Este tema está em debate.....
Ora aqui está fotografado o lastimavel estado dos nossos fontanários.....
Fontanários - Página 2 Pictur10
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.google.pt
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5948
Data de inscrição : 29/09/2008

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: as fontes do castedo   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSáb 04 Jul 2009, 09:20

vou por as fotos das fontes do castedo
Ir para o topo Ir para baixo
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5948
Data de inscrição : 29/09/2008

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSáb 04 Jul 2009, 09:25


Fontanários - Página 2 Fonte10
Ir para o topo Ir para baixo
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5948
Data de inscrição : 29/09/2008

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSáb 04 Jul 2009, 09:27

Fontanários - Página 2 Fonte110
Ir para o topo Ir para baixo
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5948
Data de inscrição : 29/09/2008

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSáb 04 Jul 2009, 09:28

Fontanários - Página 2 Fonte210
Ir para o topo Ir para baixo
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5948
Data de inscrição : 29/09/2008

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSáb 04 Jul 2009, 09:29


Fontanários - Página 2 Fonte310
Ir para o topo Ir para baixo
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5948
Data de inscrição : 29/09/2008

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSáb 04 Jul 2009, 09:30

Fontanários - Página 2 Fonte410
Ir para o topo Ir para baixo
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5948
Data de inscrição : 29/09/2008

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSáb 04 Jul 2009, 09:30


Fontanários - Página 2 Fonte510
Ir para o topo Ir para baixo
tiago morais
Castedense Activo
Castedense Activo
tiago morais


Número de Mensagens : 255
Idade : 27
Localização : castedo,torre de moncorvo
Comentário : esta fix
Pontos : 5948
Data de inscrição : 29/09/2008

Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitimeSáb 04 Jul 2009, 09:32

Fontanários - Página 2 Fonte610
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fontanários - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fontanários   Fontanários - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fontanários
Ir para o topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Castedo :: Castedo - Torre de Moncorvo :: Fotografias-
Ir para: